Vamos Falar Sobre... | Onde comprar livros - Parte II

O primeiro post que fiz sobre onde comprar livros é o mais popular de todos. Como tal, decidi fazer uma segunda parte, para vos falar e dar a conhecer um pouco os meus hábitos de compra de livros, como faço as minhas escolhas e, quem sabe, conseguir dar mais algumas sugestões de locais para o fazer.
Nos tempos que correm, a palavra de ordem é poupar e, como tal, quando compro livros, quer seja para mim ou para oferecer, acabo por optar pela alternativa que me compensa mais.
Tenho a minha wishlist de livros que ainda não saíram em Portugal na Amazon, portanto a minha pesquisa parte sempre daí.

Amazon U.K.

Como é óbvio à partida não vamos usar os sites americanos, a menos que compensem em termos de portes de envio, como veremos mais adiante. Portanto, tendo em conta que na Amazon US os portes ficam em cerca de 7,16€ por livro enquanto na Amazon UK ficam a 6,50€, vamo-nos ficar pelo Reino Unido. Além dos portes, é preciso ter atenção às compras feitas fora da U.E. por causa das taxas de alfândega que podem acrescer ao valor da encomenda.
Como vemos, o valor dos portes por livro é praticamente o valor de um livro - muitas vezes novo - na Amazon, o que faz com que, mesmo que o livro custe £0,01 usado, se acabe por pagar os tais 6,50€, mais coisa menos coisa.
Creio que se torna na alternativa que menos compensa, quando comparada com sites com portes fixos independentemente do número de livros encomendados ou de sites que vendem os livros novos. No entanto, existem umas quantas lojas/utilizadores que vendem bundles de livros e, nesse caso, já pode compensar. É preciso investigar.

Ebay U.K.

Tal como acontece para a Amazon, vamos optar por ficar no Reino Unido. Ora, o Ebay tem uma grande vantagem em relação à Amazon: os portes não são fixos e, muitas vezes, são grátis. Pesquisem o livro que procuram e definam a vossa pesquisa por "Lowest Price+P&P" e podem ter o melhor negócio de todos os sites. No Ebay também conseguimos ver o estado em que está o livro para ver se efectivamente compensa em relação ao que estamos a comprar.
Normalmente, esta acaba por ser a minha segunda escolha para fazer compras porque o valor dos portes compensa imenso.

Book Depository

Este é, definitivamente, o meu site de eleição para compra de livros em inglês. Além de ter portes grátis para o mundo inteiro, o envio é relativamente rápido, existem sempre promoções e, claro, o livro é novo. Mesmo que chegue em mau estado, eles têm um bom apoio ao cliente, que depressa resolve a questão. E ainda têm marcadores exclusivos que, para quem - como eu - faz colecção, são a cereja no topo do bolo.
Os preços dos livros mais recentes baixam bastante ao fim de 1/2 meses e, portanto, é saber esperar e não ir comprar as novidades a correr - que, mesmo assim, normalmente têm 10% de desconto.

Awesome Books

Este é o caso de um site americano em que vale a pena fazer compras se se for comprar mais do que 2 livros. Os portes são fixos, mas podem ser mais caros do que o valor do livro. Portanto, quantos mais se comprarem, mais vai compensar o valor dos portes em relação aos livros. Mas atenção ao valor das compras, não queremos que deixe de compensar ao ter que se pagar a alfândega. Há que fazer contas! Este site, normalmente, só compensa para fazer compra de livros usados, pelo que há que ter em atenção alguns aspectos: a capa e edição podem ser diferentes daquela para que estão a olhar no computador; como se tratam de livros usados, podem não vir numa condição que achem adequada, principalmente para oferecer a alguém.

Thrift Books

A única compra que fiz através deste site correu às mil maravilhas. Os portes ficaram-me mais baratos do que ficariam na Amazon; de um modo geral, compensou-me em relação a qualquer um dos outros sites e o livro vinha impecável, exactamente a edição que encomendei e que queria. Neste site, paga-se pelo livro consoante o estado em que está. O único problema prende-se com o tempo de entrega que é de cerca de um mês.


Para fazer compras de livros em inglês são essencialmente estes os sites que uso. O que eu faço é procurar o título que quero em cada um deles para ver de onde me compensa mais encomendá-lo. É trabalhoso, claro... até porque, não basta ver o preço do livro, tem que se ter atenção ao valor dos portes também. Mas no fim, a nossa carteira agradece e nós ficamos bastante satisfeitos quando os livrinhos nos chegam a casa :)
Claro que existem outros sites, mas já fiz a experiência e nenhum me compensava de maneira alguma, principalmente devido ao valor dos custos de envio.


Não percam o próximo post e boas compras :)

Comentários